terça-feira, 26 de março de 2013

O que é Web Arte?


Em um conceito geral Web Arte se denomina como o conjunto geral de obras artísticas digitais expostas em redes virtuais. Como maior característica estética tem a interatividade, onde o integrante pode modificar e complementar o trabalho, em tempo real, transformando o evento com sua participação. O artista tem como objetivo estabelecer relações com seu publico afetando a vivencia do mesmo. 
 A Web Arte não apresenta - ainda - um conceito definido, sendo assim ela ainda é uma linguagem em desenvolvimento, que ainda parte de conceitos já existentes, como a pintura, o vídeo, cinema e etc. Mas atenção, apenas o que foi projetado sendo pensado e planejado para a Internet pode ser chamado de Web Arte.

1.1 Arte que não é Web Arte.

  1.1.1 Galerias e museus virtuais. 
          
       Um conceito primitivo sob a Web Arte, imagina e propõe que as atividades digitais desenvolvidas por museus e galerias virtuais se encaixam na categoria da Web Arte. Porém esses somente divulgam artefatos de arte que existem sem a dependência de uma rede de comunicação que é essencial na expressão artística digital, fazendo referencia a uma pitura, escultura, instalação ou objeto. São os denominados " Sites de divulgação", definidos por Gilbertto Prado ( famoso artista de multimídia) em "Os sites de arte na rede Internet":


"Sites de divulgação: dessa categoria faz parte a maioria dos sites que se encontra sobre a rubrica ‘arte’ na Internet. Cabe assinalar que muitos dos trabalhos artísticos disponíveis na rede, são imagens digitalizadas desse material que estão expostas em galerias e espaços museais. A rede nestes casos, funciona basicamente como um canal de informação e indicativo para uma possível visita a esses espaços. O caráter de informação e de divulgação são prioritários e remetem a todo tempo à obra original e/ou seu autor e/ou espaço de exposição.”

            Esses espaços normalmente se apresentam como galeria virtual ou museu virtual, no caso de instituições e sites pessoais ganham a definição de portfólio online. 


                                                                                                                        - Fernanda Roberta

6 comentários:

Amy disse...

Muito bom este conteúdo, obrigada.

Unknown disse...

que bosta

Unknown disse...

Fraco muito ruim

Unknown disse...

Conteúdo irrelevante

João Pedro disse...

Tudoh

Unknown disse...

Teu pai filho duma égua

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons